Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Partilhe esta Página

 Instagram



Total de visitas: 9
O vinho é bom para a saúde?
O vinho é bom para a saúde?

Hoje, a nutricionista Samara Praxedes esclarece nossas dúvidas. Confira.

Hoje conversamos com Samara Praxedes, Nutricionista, especialista em nutrição esportiva, para esclarecermos alguns pontos sobre vinho e dieta.

Sommelier MaJo - O vinho engorda ou emagrece?

Samara Praxedes – Essa é uma pergunta bem relativa. Não posso dizer nem que engorda, nem que emagreça. Cada taça de vinho tem um valor calórico de aproximadamente 120 Kcal, mas, se consumida com moderação, pode ser incluída na rotina diária, desde que não haja nenhuma restrição de quem irá consumir.

Sommelier MaJo – Posso tomar vinho todos os dias?

Samara Praxedes – Sim, em quantidade moderada. Uma sugestão para o consumo, para mulheres, é de até uma taça por dia, e para homens, de até duas taças junto à refeição. Dê preferência aos vinhos secos, que não levam açúcar na composição. Vale a pena ressaltar que esta sugestão é para pessoas saudáveis ​​que não têm nenhuma restrição no consumo de álcool por problemas de saúde.

Sommelier MaJo – O vinho é benéfico para a saúde?

Samara Praxedes – Sim. Esse benefício se dá pela presença de polifenóis, como o “resveratrol”, por exemplo. Trata-se de um potente antioxidante com benefícios para a saúde cardiovascular. Se consumido em quantidade adequada, pode trazer benefícios também para a saúde cerebral, para prevenir o envelhecimento precoce, além de aumentar a imunidade.

Sommelier MaJo – Estou fazendo dieta. Devo excluir o vinho dela?

Samara Praxedes – Não necessariamente. Se houver alguma restrição ao consumo de álcool, devido a algum problema de saúde, sim. Como falado anteriormente, o vinho pode oferecer muitos benefícios à saúde. Uma dica que você deve: cuidado com o que irá associar ao vinho. Evite alimentos muito ricos em frituras e carboidratos orgânicos. O segredo de tudo é o equilíbrio!